terça-feira, dezembro 14, 2010

Ruralistas aceleraram  votação do Código Florestal


Caros Amigos:
A bancada ruralista apresentou, na terça-feira p.p.(7), uma lista com mais de 370 assinaturas para colocar o projeto de lei que institui o novo Código Florestal em votação em regime de urgência na Câmara dos Deputados.
A proposta ainda não está madura. Analisada a matéria por vários especialistas, inclusive Marina Silva, e até mesmo do ponto vista [oficial] do ministério, o texto em pauta está perigosamente estruturado o que pode acarretar impactos graves e extremamente negativos.
Na tarde de ontem, deputados ligados à bancada ruralista tentaram votar, em regime de urgência, a polêmica proposta de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que, entre outros pontos, reduz as áreas de preservação nas margens dos rios. A reforma no Código Florestal é defendida por entidades ligadas ao agronegócio, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Única, que representa a indústria de cana de açúcar. A matéria chegou a entrar na pauta, mas não foi votada.
A sociedade brasileira quer discutir!
 Segundo a atual Ministra, a medida sinaliza de forma contrária a todos os ganhos que o governo brasileiro tem mostrado em relação à redução do desmatamento.
Os ruralistas se articularam na surdina, aproveitando a presença de deputados da base ambientalista em Cancún', diz Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica. O líder do governo na Câmara, o deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) aceitou colocar a matéria na pauta, sem ouvir sua bancada-petista , sem ouvir as diretrizes Presidenciais.

Precisamos agir, faltam  poucas horas, juntem-se a nós!


A Câmara dos Deputados irá votar HOJE em uma medida que poderá destruir o nosso Código Florestal! Se a proposta atual for aprovada, ela irá gerar milhões de hectares de desmatamento em todo país e anistiar desmatadores. Nós só temos algumas horas para ligar para os Deputados e bloquear a proposta de urgência!

Os ruralistas acham que podem empurrar esta proposta enquanto ninguém está olhando -- porque eles sabem por experiência que a pressão popular pode derrubar acordos secretos. Vamos gerar um chamado urgente inundando todos os líderes dos partidos que são contra o Código Florestal com telefonemas pedindo para eles removerem o pedido de urgência.

Ligue para os números abaixo agora e diga:
 “Por favor remova o seu partido do Requerimento de Urgência do Código Florestal”.
Dep. Cândido Vacarezza - Liderança do Governo - (61) 3215-9001
Dep. Paulo Pereira da Silva (PDT) - (61) 3215-9700
Dep. Fernando Coruja (PPS) - (61) 3215-9600
Dep. João Almeida (PSDB) - (61) 3215-9345
Dep. Paulo Bornhausen (DEM) - (61) 3215-9262
Dep. João Pizzolatti (PP) - (61) 3215-9421


Se o pedido de urgência for aprovado hoje, significa que as alterações no Código Florestal podem ser
votadas a qualquer momento, sem nenhuma discussão, negociação ou revisão. O “novo” Código Florestal seria uma catástrofe ambiental, removendo proteções para topos de morros ,para as nascentes,e leitos de rios, o que traria desastres como as inundações trágicas do Nordeste e deslizamentos das enconstas nos rios ainda mais frequentes;anistiando desmatadores;e mais grave ainda  lesando os povos ribeirinhos, expulsando os povos da floresta:- que ficarão a mercê destes abutres, e o sangue dos inocentes será derramado dentro da lei dos mais fortes.
Além de todas estas tragédias anunciadas, uma área do tamanho do Estado de  Minas Gerais[586.528,293 quilômetros quadrados], estará livre para ser destruída pelo desmatamento.

Se nós não nos manifestarmos os ruralistas irão ganhar, destruindo nosso precioso patrimônio ambiental-píblico, pelo lucro privado. Vamos lhes dar um aviso que estamos observando e não iremos permitir a
destruição institucionalizada dos nossos recursos naturais. Vamos deixar claro que queremos as nossas florestas fortes e de pé! 

Ligue para os líderes dos partidos agora

Em uma época em que a preservação ambiental é senso comum,
muitos políticos brasileiros ainda vivem na mentalidade do século XVI de dominação e exploração máxima da natureza para enrriquecimento de poucos. Para proteger o nosso futuro, vamos trazer estes políticos para o presente. Vamos fazer a luta pelo Código Florestal a nossa missão pessoal e vamos defendê-lo até o fim.


Com esperança,


*Ben, Graziela, Luis, Alice, Maria, Milena e toda a equipe Avaaz
*Ana Merij e toda a Equipe de Literacia

Mais informações:


Governo faz acordo com ruralistas e Código Florestal vai a votação na próxima terça:

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3232


Código pode inviabilizar meta de redução de emissões:

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=351438


Manobra de ruralistas tenta incluir Código Florestal na pauta da Câmara:

http://www.aquiacontece.com.br/index.php?pag=meio_ambiente&cod=1003


Pedido de urgência na votação do Código Florestal ecoa em Cancún:

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/pedido+de+urgencia+na+votacao+do+codigo+florestal+ecoa+em+cancun/n1237854142938.html


CONFIRA A LISTA DOS DEPUTADOS QUE ASSINARAM O REQUERIMENTO EM FAVOR DA VOTAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTA:

http://www.frenteambientalista.org/not_detalhe.asp?cod=2909

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo.
Boas Leituras!