As árvores merecem respeito de todo o mundo
No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Dia da Árvore – A Importância das Árvores para Nós
Jequitibá Author: lizgusmao
“Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore.”
(Martinho Lutero)
“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”
(Tom Jobim)
As frases ditas por Lutero e Tom Jobim demonstram a importância da árvore para a humanidade. Não só por seu valor comercial através da madeira ou de seus frutos, mas pelo importante papel que desempenha na manutenção do equilíbrio da vida em nosso planeta produzindo oxigênio. No próximo dia 21 de setembro, comemoramos uma data muito especial: o dia da Árvore. A data foi escolhida, pois antecede o início da Primavera, época das mais belas flores e também época em que os povos indígenas costumam homenagear as árvores, preparando a terra para o plantio.
Dia da Árvore
Nosso país é o que possui mais árvores nativas em todo o mundo e dentre as espécies mais populares nós temos:
-Cacaueiro: através de suas sementes é que se produz o chocolate. O Brasil é o maior produtor mundial de cacau.
-Seringueira: muito encontrada na Floresta Amazônica, foi a grande responsável pelo impulso econômico vivido pela região no século XIX. De sua seiva se extrai o látex, material responsável pela produção da borracha.
-Açaí: virou uma febre no Brasil o consumo da frutinha do açaí. Devido ao seu alto valor calórico e sabor delicioso, é muito apreciado por quem pratica exercícios físicos intensos.
-Ipê roxo, amarelo e branco: estão dentre as árvores mais populares no Brasil, produz lindas flores.
-Cajueiro: são árvores gigantescas, que produzem o delicioso caju.
-Pinheiro do Paraná: produz o delicioso pinhão, não só apreciado pelas pessoas, como também pela gralha azul, que tem o hábito de enterrar o pinhão para depois comê-lo, contribuindo, assim, para a disseminação da espécie.
-Pau-brasil: talvez a mais famosa das árvores brasileiras, muito mais pelo seu passado, quando era valiosíssima aos portugueses, que dela extraíam sua tinha de coloração vermelha, do que por seu presente, já que se encontra em vias de extinção devido ao seu passado de exploração.
Fora árvores brasileiras, se tem os bonsais, aquelas miniaturas de árvores que exigem todo cuidado, e também são muito belos, para se cultivar em casa.
Então, neste 21 de setembro Dia da Árvore, ao andar pela rua olhe atentamente as árvores pelo caminho, aprecie sua beleza, pense em sua importância e, finalmente, dê um longo abraço nela. Ela certamente não rejeitará seu abraço e ainda retribuirá com um ar mais puro, sombra, deliciosos frutos e lindas flores, sem pedir nada em troca, apenas que você não a maltrate. Plante Flores também, faça sua parte. É ou não é a melhor amiga do homem?
Algumas Espécies Brasileiras – Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)
A Caesalpinia echinata, pertencente à família Caesalpiniaceae, é conhecida como pau-brasil, ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco. A espécie ocorre desde o estado do Ceará até o Rio de Janeiro na floresta pluvial Atlântica.
Sua madeira é muito pesada, dura, compacta, muito resistente, de textura fina, incorruptível, com alburno pouco espesso e diferenciado da cerne. É empregada atualmente para confecção de arcos de violino. Outrora foi muito utilizada na construção civil e naval e trabalhos de torno.
Planta ocorre preferencialmente em terrenos secos e inexiste na cordilheira marítima. É planta típica do interior da floresta primária densa, sendo rara nas formações secundárias.
Floresce a partir do final do mês de setembro, prolongando-se até meados de outubro. A maturação dos frutos ocorre nos meses de novembro a janeiro. A árvore é ótima para o paisagismo.
O pau-brasil é conhecido pelos brasileiros devido ao fato de ter originado o nome do nosso país, pelo ciclo econômico que ele representou ou pela grande ameaça de extinção que existe sobre ele. Sem dúvida, o pau-brasil representa um marco histórico do país, e no entanto, poucos têm conhecimento sobre seu ciclo econômico, as implicações históricas envolvidas e suas características botânicas.
Foi necessário a sua quase extinção para que o pau-brasil fosse reconhecido oficialmente na história brasileira. Em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o pau-brasil como árvore símbolo nacional e o ipê como flor símbolo.
É realizado um substituto do projeto n.º 1006, de 1972, por meio da lei n.º 6507 de 07/12/1978, declarando o pau-brasil a Árvore Nacional, e instituindo o dia 03 de maio como o dia do pau-brasil.
O pau-brasil possui a casca pardo-acinzentada, ou pardo-rosada nas partes destacadas, e cerne (miolo) vermelho, cor de brasa. Atinge até 30 m de altura (dados da literatura indicam que podem chegar até 40 metros) e 1,5 m de circunferência.
Raramente é encontrada em formações secundárias e atualmente, através de levantamentos científicos, poucos exemplares de pau-brasil nascidos em natureza, ocorrem nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O pau-brasil era considerado extinto, quando em 1928 o estudante de agronomia João Vasconcelos Sobrinho e o professor de botânica Bento Pickel, verificaram a presença de uma árvore de pau-brasil, num local chamado Engenho São Bento, hoje sede da Estação Ecológica da Tapacurá da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP).
Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto outras de ocorrência na Floresta Atlântica, que mesmo sendo um dos ecossistemas de maior diversidade é um dos mais ameaçados do planeta. Devido ao esforço de pessoas como o Prof. Roldão Siqueira Fontes e apoiados pela direção da UFRPE (sede da Estação Ecológica do Tapacurá), lançaram em 1972 uma Campanha Nacional em defesa do pau-brasil, recuperando a memória histórica e desencadeando a produção de mudas em todo o país. No dia 03 de maio é comemorado o Dia do Pau-Brasil.
Link Original – Ambiente Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo.
Boas Leituras!